O veganismo é visto, especialmente pelos não-veganos, como uma filosofia de vida, o que não será incorrecto ainda que me pareça uma ideia bastante redutora. Pelo que tenho apreendido ao longo deste curto percurso, trata-se da única forma coerente e positiva de se habitar o planeta. Todas as áreas fundamentais são tocadas pelo veganismo, designadamente a saúde, o ambiente, a justiça social ou a economia, sendo que o motivo que nos impele a nos tornarmos veganos é, sem qualquer dúvida, o respeito pela vida e liberdade dos animais humanos e não humanos. Um vegano rejeita produtos provenientes de exploração animal e humana, tanto na alimentação como no vestuário, na higiene pessoal ou da casa, na saúde ou no entretenimento, excepto quando não dispõe de alternativas - ou as desconheça - e que a rejeição desse produto possa de alguma forma colocar em causa a sua sobrevivência. Particularmente os medicamentos são um problema para os veganos, por, na sua maioria, serem testados em animais e conterem lactose na composição.
Ainda assim encontram-se frequentemente afirmações de que existem vários caminhos e motivos para se assumir o veganismo e, na realidade, os caminhos variam. É um facto que nem todos começam por mudar a dieta, contudo, o motivo será apenas um. É possível que uma pessoa assuma uma dieta estritamente vegetariana motivada por um benefício pessoal como a saúde, mas não será por esse princípio que deixará de consumir produtos testados em animais, de usar pele e pêlos no vestuário, de frequentar circos com animais, touradas, delfinários, aquários e zoológicos ou de rejeitar produtos provenientes de exploração humana. O veganismo não é uma dieta, vai muito além da alimentação, no entanto, não deixa de ser importante referir a saúde como um dos pontos que o torna possível.
ÉTICA – O Motivo


SAÚDE E NUTRIÇÃO – A Cereja no Topo do Bolo
Embora não seja este “o motivo” não podemos deixar de o referir como um excelente suporte ao veganismo. São já sobejamente conhecidos os enormes benefícios de uma dieta estritamente vegetariana na nossa saúde, a curto e longo prazo. Como resultado de sucessivos estudos científicos que comprovam, por um lado, os efeitos nocivos de uma dieta à base de proteína de origem animal e por outro o aumento de vitalidade e longevidade promovida por uma dieta vegetariana (proteína de origem vegetal), o argumento da saúde tem vindo a ganhar força, confirmando o que os veganos afirmam há décadas - Ninguém precisa de consumir produtos de origem animal para viver saudavelmente - na verdade, a adopção de uma dieta à base de alimentos integrais e vegetais é, sem dúvida, a escolha mais saudável.
AMBIENTE – A Vida do Planeta
À medida que o impacto das alterações climáticas se evidencia, torna-se óbvia a necessidade de agir por forma a evitar a destruição da Vida na Terra e consequentemente a nossa extinção. A indústria de produção de animais além de extremamente cruel é também a que mais polui o planeta, sendo responsável por 51% do total das emissões de gases com efeito de estufa, gastadora de recursos como a água (um pequeno hambúrguer consome o equivalente a 60 duches) e a principal causa da desflorestação da Amazónia (mais de 80% da soja cultivada destina-se à produção animal), pelo que quem pretende adoptar um estilo de vida sustentável e ecológico não pode deixar de questionar o impacto das suas escolhas alimentares no ambiente.
JUSTIÇA SOCIAL – Uma Questão de Consciência

Se cremos que o mundo será um lugar melhor quando aprendermos a respeitar as diferenças e a valorizar o que temos em comum, acabamos por ter de enfrentar a injustiça que impomos aos animais apenas por conveniência, prazer e entretenimento. Quando nos opomos ao racismo, sexismo e a outras formas de discriminação com base na classe, orientação sexual, aparência física ou (in)capacidades, o veganismo pode ser encarado como uma extensão natural do conceito de igualdade, pelo que todos os animais humanos e não humanos devem coabitar o planeta, usufruindo do mesmo direito à vida, liberdade e bem-estar, atendendo às características e necessidades de cada espécie.
LÓGICA – Uma Ideia Coerente

Texto de C. Vantacich publicado pela revista "Boa Estrela", Maio 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário