quarta-feira, 13 de julho de 2011

Holy Rollers

(Crítica, Trailer e legendas em português PT para download)


Jesse Eisenberg, Ari Graynor, Danny Abeckaser, Q-Tip e David Vadim - (da esquerda para a direita).


Nomeado para o Grande Prémio do Júri do Festival de Sundance 2010 e galardoado com o prémio Breakthrough Director do Gotham Awards 2010.


Ficha técnica:

Realizador: Kevin Asch

Argumento adaptado: Antonio Macia



Elenco


                                      O protagonista Jesse Eisenberg como "Shmuel Gold" ou "Sam"
Foi também o protagonista de "Social Network" de David Fincher.



Justin Bartha como "Yosef Zimmerman"
Ari Graynor como "Rachel Apfel"





Jason Fuchs como "Leon Zimmerman"

Danny Abeckaser como "Jackie Solomon" 




Elisabeth Marvel como "Elka Gold"

Mark Ivanir como "Mendel Gold"






Hallie Eisenberg como "Ruth Gold"
Q-Tip como "Ephraim" 
















Sinopse:

Sam Gold (Jesse Eisenberg), um pobre e ambicioso jovem judeu, residente numa comunidade ortodoxa em Brooklyn, segue, relutantemente, o caminho religioso que lhe é destinado pela sua comunidade e família. Trabalha com o pai e estuda com o objectivo de se tornar rabino, enquanto aguarda por um casamento arranjado.

Um vizinho rebelde, Yosef Zimmerman (Justin Bartha), estimula todos os sentidos de Sam, no sentido deste resistir à vida simples que lhe está destinada e, mediante a promessa de viagens e de uma remuneração atractiva, propõe-lhe trabalho como transportador de um suposto "medicamento" para pessoas ricas.

Sam, atraído pela possibilidade de enriquecer, aceita a proposta do vizinho que o apresenta ao seu chefe, Jackie Solomon (Danny Abeckaser), que juntamente com a sua sensual namorada, Rachel (Ari Graynor), vai envolvendo cada vez mais o jovem e virginal Sam, num mundo repleto de prazeres, drogas e luxúria.

Rapidamente, Sam demonstra habilidade para os negócios, a qual o impele para os mundos nocturnos, emocionantes e ousados de Manhattan e de Amesterdão, caindo numa espiral de sucessivas actividades ilegais.

Inspirado em acontecimentos verídicos, a acção do filme desenrola-se no final dos anos 90, quando judeus ortodoxos foram usados como correios no tráfico de ecstasy, da Europa para os Estados Unidos.





Título do Filme
“Holy Roller” (Rolo Santo) é um termo americano usado para descrever a atitude religiosa dos fiéis da Igreja Cristã Pentecostal. O termo, geralmente usado de uma forma pejorativa, descreve, literalmente, pessoas a rolar pelo chão ou a falar em línguas com modos descontrolados. Contudo, alguns fiéis da Igreja Pentecostal identificaram-se pacificamente com este termo, indicando tratar-se da melhor forma de se prestar adoração a Jesus Cristo.

Outras fontes remetem o título do filme “Holy Rollers”, para o carácter religioso do protagonista “Holy” (santo) e para a expressão “rolling” (rolando), usada na gíria americana para descrever uma pessoa que se encontra no auge do efeito do ecstasy. 


A minha crítica
Trata-se de uma história bem contada num filme igualmente bem realizado, sem, no entanto, nos oferecer grandes momentos cinematográficos, tanto ao nível da representação como da imagem, a qual, na minha opinião, podia ter sido mais cuidada. Não sou grande apreciadora de imagens captadas por câmara ao ombro… a não ser, excepcionalmente, em situações específicas que se justifique.

Mas de um modo geral trata-se de um bom filme, essencialmente apoiado logo à partida, por uma história polémica. Numa escala de 0 a 10 dou-lhe 7.




Para fazer o download das legendas em português PT clica no botão abaixo:
Legendas em português PT





Sem comentários:

Enviar um comentário